ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA MONTEPIO

Dando novas asas ao legado

CAPACIDADES

Análise de negócio
Inteligência e análise de dados
Design Thinking
CX & UX
Interface do usuário e design editorial
Fotografia e Vídeo
Estratégia e criação completa de conteúdo
Gestão de redes sociais
Stack development completo

the challenge

Tem sido uma jornada e tanto. Estamos numa missão ininterrupta de reunir uma estratégia de conteúdo unificada para a mais antiga das nossas marcas. O objetivo? Dar a este pelicano do século XIX novas asas e um papel bem merecido: ser útil e significativo para as pessoas.

 

A missão evoluiu desde o início. O último desafio (2016-), e o mais desafiante, foi criar um novo e poderoso site após um longo período à sombra do site do próprio banco. Tendo sido construído de raíz, o site da associação tinha um objetivo enorme: fazer a transição desta marca legada para novas plataformas de conteúdos, onde já “viviam” diariamente, os seus mais de 600.000 membros e potenciais clientes. Fizemos isso, com um obstáculo adicional: esclarecer a diferença entre o site do banco e o da associação. Duas marcas distintas, dois caminhos digitais.

ENTREGAS

Website montepio.org
Revista Montepio
Jornal Montepio Jovem
Em Direto – Publicação Interna
Redes Sociais – Página do Ei no Facebook
Marketing de Email
Relatórios e folhetos impressos

o processo

Começámos por analisar o objetivo de cada canal ou plataforma de comunicação. De seguida, projetámos e montámos a estrutura de conteúdo do primeiro site da Associação. Fizemos tudo do zero, explorando a jornada do cliente, projetando a nova interface, programando-a e escrevendo cada linha do texto.

 

A equipa de estrategas, designers e redatores foi a ponte entre a marca e os seus membros, desde a arquitetura da informação inicial até aos detalhes de última hora e testes de usuários.

Reunindo a pesquisa e o produto

Acrescentámos ainda um valioso ativo que vínhamos a desenvolver com a Associação Mutualista desde 2012: um blog de finanças pessoais denominado “Ei – Educação, Informação”. Foi a combinação perfeita entre branded content (a vertente comercial) e unbranded content (a vertente de pesquisa), tornando a marca relevante e útil e testando continuamente, as páginas de produtos e serviços para dar a resposta certa às necessidades das pessoas.

PRÉMIOS

APCE Vencedor – Publicação Externa, 2020/2021
APCE Vencedor – Campanha de Redes Sociais, 2020/2021
APCE, Vencedor – Revista Montepio, 2020
APCE, Vencedor – Campanha de Lançamento da página de Instagram, 2020
APCE, Vencedor – Campanha Institucional, 2019
APCE, Vencedor – Publicação Externa, 2019
APCE, Vencedor – Site & Blog 2018
APCE, Vencedor – Publicação Externa, 2018
Prémios Fundacom – Publicação Externa, 2018
CMA, Vencedor – Melhor Design Geral 2016 e 2015
CMA, Finalista – Melhor Uso de Fotografia 2016
FEIEA, Bronze – Melhor Capa 2015
APCE Vencedor – Revista Montepio, 2015
APCE Vencedor – Comunicação Externa, 2015
APCE Vencedor – Website (Portal Ei), 2015
PEARL AWARDS Finalista – Conteúdos, 2015
PEARL AWARDS Finalista – Design, 2015

o resultado

O tráfego sem marca tem sido muito relevante para o site da Associação Mutualista Montepio, representando uma grande parte do tráfego (+55% no tráfego orgânico do blog de 2018 a 2019).

 

Nós elevamos a fasquia quando redesenhamos toda a experiência de se tornar um novo membro. Até então, as pessoas tinham que preencher imensos papéis e documentos para entrar. Agora é tudo digital. 15 minutos e um novo membro nasce. Toda a oferta comercial da marca (produtos de poupança e mutualistas) está agora disponível online.

 

Hoje, temos uma equipa totalmente dedicada a trabalhar diariamente com a Associação Mutualista, o que representa o afinamento da filosofia da marca com o conhecimento do comportamento das pessoas.

Património impresso

A Revista Montepio imprime mais de 450 mil exemplares trimestralmente para os sócios com mais de 20 anos. Há muito que coleciona prémios editoriais e de design em Portugal e no estrangeiro. As suas origens remontam ao início da década de 1980, tendo sido redesenhado recentemente. Iniciámos o último redesenho com sessões de design thinking e com a recolha de insights e dados dos membros e da restante comunidade. Acabámos com um produto muito mais claro e simples, focado nas pessoas e nas suas histórias e vivências pessoais. Para os sócios entre os 13 e os 20 anos, editámos um colecionável, recheado de ilustrações, o Montepio Jovem.

chegou o momento da verdade

vamos dar um Plot Twist?

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